quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Jesus ou Yeshua

Jesus disse: "Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos." (Mateus 24:5)

Desde 1500, ano em que o Brasil foi descoberto por Portugal, deu-se início a catequização dos habitantes desse enorme país, neste caso os índios, pela então Igreja Católica. Já os Estados Unidos, descoberto apenas 8 anos antes que o Brasil, 1492, teve como base religiosa predominante o “protestantismo”. Mas seja lá ou aqui, ou até na Europa, o nome na transliteração do hebraico ou aramaico foi Jesus. Nesse nome os povos ocidentais pregaram e pregam até hoje a Salvação de Deus.

Mas desde 2009 um cidadão brasileiro de nome Rubens Sodré resolveu que o nome Jesus não é o verdadeiro nome do Messias, e sim "Yeshua” ou “Yehoshua” ou outras variantes. Só que este nome, diferente para nós ocidentais que o conhecemos como Jesus, é a forma que os judeus já o chamavam desde o tempo em que Jesus esteve aqui na terra, veja:

Yeshua (ישוע) é considerado por muitos ser o nome hebraico ou aramaico de "Jesus". Este nome é usado principalmente pelos judeu-messiânicos, ou por pesquisadores, historiadores e outras pessoas que crêem ser essa a pronúncia original do seu nome.

Como se vê claramente, uma coisa é a pronúncia, outra coisa é a escrita, e outra coisa é a quem esse nome foi atribuído. Então encontramos “Yeshua”, “ישוע” e “Jesus”.

Agora eu pergunto: A quem se refere estas três formas de escrita e pronúncias diferentes? Não são porventura a mesma pessoa? E quem foi ela? A Bíblia nos diz que essa pessoa é o Filho de Deus o qual foi enviado para, através de sua morte, nos dar vida espiritual. Pois bem, a ele, a mais de 500 anos, tanto aqui no Brasil como em praticamente todas as nações cristãs, com exceção dos judeus messiânicos, é atribuído a pronúncia: JESUS.

Mas agora este senhor de nome Rubens Sodré, através de uma longa campanha que teve o seu início com os atraentes DVDs da sua série chamada “Prepare-se”, tem levado os brasileiros, principalmente os evangélicos, a duvidarem deste nome, tanto na forma da escrita como, principalmente na pronúncia do Nome JESUS.

Mas voltemos agora ao texto inicial:
Jesus disse: "Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos." (Mateus 24:5)

Note que mesmo Ele tendo um nome, seja “Yeshua”, “ישוע” ou “Jesus”, Ele disse que muitos diriam ser o Cristo (palavra traduzida do grego “Χριστός” que por sua vez é uma transliteração do hebraico “מָשִׁיחַ” que significa Messias ou Ungido. Por que Ele disse isso quando deveria ter dito: "Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o “Yeshua”, “ישוע” ou “Jesus”; e enganarão a muitos." Ora, notamos claramente que o mais importante, segundo as palavras de nosso Senhor, não é exatamente o nome da pessoa “Yeshua”, “ישוע” ou “Jesus”, mas sim a quem este nome se refere. Neste caso, ao nosso Salvador, o Filho de Deus que, no português é Jesus, o Cristo, ou simplesmente: Jesus Cristo. Mas certamente Ele tinha um nome, seja “Yeshua”, “ישוע” ou “Jesus”, Ele tinha, e foi exatamente o que ele quis dizer, o seu Nome e não somente o título Cristo, o Messias, o Salvador.

Agora responda: Quantas pessoas no mundo disseram ser “Yeshua” ou “ישוע”? Você não sabe? Nem eu! E quantas dizem ser Jesus Cristo? Bem... Vejamos:

Temos no Brasil o Inri Cristo


Os russos tem o Sergei Torop


Os porto-riquenhos tem José Luiz de Jesus Miranda



Os japoneses tem o Matayoshi Mitsuo



Até o turco Ali Agca disse ser o Cristo encarnado


Mais não vemos ninguém dizer eu sou “Yeshua” ou “ישוע”?

Outro fato importante é que o nome Jesus ou “Yeshua” ou “ישוע”? Era um nome comum naquela região.

Mas o pior mesmo é que estes seguidores do senhor Rubens estão insinuando pela internet que o nome de Jesus poderá ser a marca da besta, pois dizem que o nome tem de ser um nome de blasfêmia.

É no nome de Jesus Cristo que as palavras do nosso Senhor estão se cumprindo em nossos dias e não no nome de “Yeshua” ou “ישוע”, pois estas pronúncias só fazem sentido para os judeus.

"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição." (II Pedro 2:1)

A Sentinela de Jesus

6 comentários:

  1. Parabéns,pela postagem, amado.
    Lí e digo, amém!

    Estou num debate contra os sofismas do Rubens. Caso queira conhecer meu blog é só acessar :
    wwwcontagemregressiva.blogspot.com

    Deus o abençoe em nome de JESUS!

    pr. Alexandre Nascimento

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor ! Boa Postagem !

    Estou como seguidor do seu blog, ficaria muito honrado se conhece-se o meu blog também.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que cheguei a acreditar no Rubens e seu canal no youtube, e estou deveras envergonhado quando vi os videos dele falando que a biblia nao e a palavra de Deus. So de dizer isso ele negou a fe. Fico grato pelo blog e video que voces postaram, que me foram muito esclarecedores.

    ResponderExcluir
  4. caros leitores nao sou judeu mas eu raciocino,quem de vcs se for para qualquer parte do mundo tera o seu nome mudado.o messias veio de israel entao o nome dele só pode ser hebraico e qual dos nomes é hebraico jesus ou yeshua?se muda o nome muda os fatos

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente...em vez de pregar a verdade estas pessoas querem ficar em discursões inuteis...e só um ponto os falsos profetas a quem Jesus se referia não são esses caras que você mostrou por que eles não são FALSOS, dá para ver que eles são uma besteira...falsos profetas são homens que parecem ser homens de DEUS ministros de justiça mas na verdade são lobos vestidos de ovelha isso que Paulo advertiu.
    Paz!

    ResponderExcluir
  6. Esta polemica de nomes não altera a fé,porque o que importa é o sacrifício que JESUS fez pra nos salvar.Quem não o recebe
    pelo que fez e não adora DEUS pelo que ELE é ;pela lógica e
    razão ninguém poderá chegar a DEUS.
    E JESUS disse: quando vides estas coisas acontecendo
    alegra-vos porque esta próximo o reino de DEUS.

    ResponderExcluir